Projeto realiza encontro de músicos nordestinos na Paraíba

 

Tem novidade no meio musical que deverá agitar a cena cultural paraibana com o melhor da música nordestina na atualidade. O cantor e compositor paraibano Escurinho recebe nesta sexta-feira, 7, às 21hh30, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, o cantor e compositor pernambucano Manuca Bandini. Os ingressos para o show custam R$ 15,00 e a realização é da Faniquito Produções.

O encontro faz parte do projeto Bumba Meu Som Integração Cultural que nasceu com o objetivo de aproximar os artistas independentes que têm uma produção autoral na Paraíba e estados vizinhos. “A busca por essa aproximação não se atém apenas aos artistas entre si, mas também junto ao público que terá oportunidade de conhecer novos trabalhos a partir da performance de artistas conhecidos interagindo com artistas nordestinos de locais diversificados”, explica a produtora cultural Dione Nascimento.

O projeto Bumba Meu Som promove em João Pessoa um movimento de intercâmbio musical entre artistas independentes da cena autoral paraibana com a de outros estados nordestinos. Em cada apresentação o “Bumba Meu Som” busca um diálogo entre o artista/grupo artístico residente e o visitante afim de criar um laço entre as expressões culturais de cada estado de origem do artista/grupo artístico, abrindo, assim, um canal para consolidar a comunicação entre as culturas distintas de cada estado.

Para a realização destes eventos na Paraíba, a produtora Dione Nascimento, da Faniquito Produções, contou com a parceria da Energisa. “A empresa disponibilizou a infraestrutura no Espaço Usina Energisa, onde teremos, inicialmente, seis datas para o segundo semestre de 2016, nas quais uniremos artistas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, destacou.

Devido à característica experimental do “Bumba Meu Som” trabalhamos com uma estrutura resumida para facilitar o deslocamento, acomodação e execução, visando apresentar ao público este formato que poderá se repetir em outras cidades dos estados envolvidos, concretizando este intercâmbio e promovendo uma integração cultural.

Os artistas

Para a edição de estréia na próxima sexta, 07, o “Bumba Meu Som” convidou o cantor e compositor pernambucano Manuca Bandini para ser recebido na Sala Vladimir de Carvalho, localizada na Usina Cultural Energisa, em João Pesoa, pelo músico e percussionista Escurinho, artista presente na cena independente desde a década de 80, quando fez parte do grupo “Jaguaribe Carne” e vem atuando na cena paraibana com projetos solos, tendo lançado seu último disco “Ciranda de Maluco Volume 1” em 2015 e, recentemente, participado da produção e gravação do DVD Estado de Poesia, de Chico César, no mês passado em Recife.

Manuca Bandini é compositor e cantor de músicas que dialogam com ritmos do folclore nordestino, como o frevo, mas com roupagens vanguardistas e letras que falam de seu cotidiano com muito amor e humor.

Serviço:

Bumba Meu Som apresenta Manuca Bandini e Escurinho

Dia: 07/10

Hora 21:30

Ingresso: R$ 15,00

Apoio: Energisa

Por Augusto Magalhães